E este é o post mais aguardado (por mim, claro!). Já há muitos anos que queria ir a Chernobyl. No entanto o medo do desconhecido sempre me puxou para trás. No entanto depois de ler relatos de várias pessoas que foram e de ver o documentário sobre o novo dome que foi concluído em Dezembro de 2017 pensamos que estava na hora.
As visitas a Chernobyl são altamente controladas e têm de ser feitas com empresas autorizadas. Não pode deixar para marcar quando lá chegar porque a.empresa tem de registar com o governo quem vai na visita e isso requer algum tempo. Não faço ideia de quanto tempo mas fizemos a nossa reserva com 3 meses de antecedência e não tivemos problema nenhum.
No nosso caso o ponto de encontro foi noutro hotel e fomos apenas 4 pessoas na visita, o que foi fantástico. A nossa guia falava um inglês perfeito pelo que conseguimos aprender imenso. A visita consiste em visitar vários pontos da Central de Chernobyl, edifícios de apoio à Central, a cidade abandonada de Pripyat.
É aconselhado não levar nada valioso porque existem vários controlos de radiação à saída e qualquer peça que contenha vestígios de radiação terá de ficar lá.
1 thought on “Chernobyl”