A viagem a Finlandia incluiu um passei de um dia a Tallin, sobre o qual escrevi aqui.
Embora normalmente comece por escrever sobre as viagens falando sobre os custos neste caso nao vai ser possivel porque foi prenda de aniversario, como tal nao tenho ideia de quanto custou o voo. No entanto ficamos no Omena Hotel Helsinki Lönnrotinkatu (nada de especial mas que recomendava por ter um bom custo/beneficio) que custou £212/€252 (taxa de cambio da altura) por tres noites.
Sendo MUITO sincera sentimos que passamos tempo de mais na cidade. E’ pequena e nao tem assim tanto para ver. Provavelmente menos um dia nao teria feito nenhuma diferenca. Acabou por chover muito no ultimo dia pelo que nao aproveitamos nada neste dia e fomos para o aeroporto aproveitar o lounge.
Comece pelo Museu de Arte Contemporânea Kiasma. Se for amante das artes sem dúvida que deve começar por aqui. No entanto, se não for assim grande apreciador visite o edifício por fora porque a arquiteturas e’ fantástica. De seguida visite o Museu nacional da Finlândia. Não deixe de entrar neste, não se ira arrepender, não só pelo espolio exposto, mas também pela arquitetura das salas.


De seguida visite a Igreja da Rocha (Temppeliaukion Church). Tal como o nome indica a igreja foi construída (ou escavada?!) na rocha o que a torna muito especial por fora e por dentro. Existem vários concertos durante o ano, tente ver se consegue assistir a um porque a acústica e’ fantástica.
Se acha que a Igreja da Rocha era a única igreja especial de Helnsiquia não podia estar mais enganado. A Capela Kamppi, ou capela do silencio porque foi construida como espaco de introespeccao numa das pracas mais movimentadas da cidade. Este espaco tem como objectivo dar as boas vindas a todas as pessoas independentemente da sua religião ou convicções filosóficas.
Se ha coisa que adoro sao mercados locais. Acho que e’ aqui que percebemos de facto os costumes locais, as comidas, as bebidas, as pessoas. E o mercardo Hakaniemi e o Old Market nao sao excepcao.
Dirija-se depois a catedral Uspenski. Esta catedral ortodoxa e’ a principal representacao da igreja Ortodoxa na Finlandia. Nao deixe de visitar o interior, ja se sabe que as igrejas ortodoxas nunca desapontam!
No entanto nao se deixe enganar. A igreja mais conhecida de Helsinquia tem o nome da cidade e e’ evangelica. Segundo a Wikipedia “foi originalmente construída como tributo ao czar Nicolau I da Rússia, tendo sido conhecida como igreja de São Nicolau até à independência da Finlândia, em 1917”. Nao se esqueca tambem de visitar a praca em frente a igreja, a Praca do Senato.
A Kauppatori ou Market Square e’ uma praca mesmo junto ao mar que tem um mercado tipico com comidas e bebidas que vale mesmo a pena visitar!
Por fim, visite o Ateneum, museu de arte antiga da Finlândia que mais uma vez nao deve perder, mesmo que nao tenha interesse em arte o edificio merece uma visita.
Também fiquei com essa impressão. Estivemos pouco mais de 24 horas em Helsinkia e mesmo assim conseguimos visitar os principais pontos turisticos da cidade. Fomos no mês de Maio, aproveitando o feriado. Os dias longos e ensolarados certamente deram uma grande ajuda. 🙂
LikeLike