Não sei porquê mas não tínhamos grandes expectativas dos países que visitamos nesta viagem. Não faço ideia se era porque a expectativa era baixa ou se não pesquisei o suficiente mas a verdade é que fiquei deslumbrada pelo Vietname.
Hanói é único. Durante a viagem encontramos vários portugueses com quem trocamos impressões e uns deles diziam que tinham odiado tanto Hanói que passado 4 horas já estavam prontos para ir embora.
Eu por outro lado amei! Não há comparação desta cidade com nenhuma outra no mundo e por isso mesmo senti durante toda a viagem que tinha de absorver toda esta diferença. O trânsito é caótico. Atravessar a rua tem de ser devagar para que as motas, carros, tuk tuk tenham tempo para ir a volta. Houve uma altura que disse ao J. que atravessar uma rua em Hanói é ver a morte de frente e não poder correr… Mas a verdade é que funciona. Os carros não estão batidos, não vimos acidentes. As constantes apitadelas não são de reclamar mas sim de avisar que estão ali.
E Ha Long Bay….. Primeiro é importante que percebam que está entre as 7 maravilhas naturais do mundo. Muito melhor do que esperei, muito mais bonito do que sonhei, podia ter ficado o dia todo a olhar pela janela do barco…
Há obviamente lados negativos. Lixo, lixo e mais lixo em todo o lado. Pobreza, condições de higiene deploráveis. Mas tivemos cuidado. Só comemos em sítios que tivessem muito bom aspeto, mesmo que isso significasse que iríamos pagar o triplo. Jamais comemos fruta na rua, as facas caem no chão, são apanhadas e voltam a ser usadas… Barulho, muito barulho. Poluição!
Mas ninguém me tira todas as experiências que vivi neste país!
E que comecem os posts sobre o Vietname