Dois dias antes de viajarmos para a Polónia em dezembro passado, um membro da família do J. faleceu. Na altura marcamos voos novos para Portugal, cancelamos o hotel que tinhamos marcado e demos os voos por perdidos. No entanto no dia seguinte uma das pessoas que ia na mesma viagem perguntou se não poderíamos entrar em contacto com a Ryanair e explicar a situação. Entramos em contacto com a empresa através do chat e disseram que sim, que faziam o reembolso e que tínhamos ate 28 dias depois da data do voo para pedir o reembolso. Parecia demasiado bom para ser verdade mas era!
Dias mais tarde, já munidos da documentação necessária fizemos o pedido de reembolso. O reembolso pode ser pedido através do site refundclaims.ryanair.com.
O formulário é super intuitivo, mas ficam aqui as principais questões que nos surgiram a preencher:
- Reason for Refund Request: no nosso caso escolhemos “Death of an immediate family member not travelling”
- Flight reservation number: pusemos o código da reserva que se utiliza para fazer check in
- Airline code: podem encontrar isso no número do voo. Atenção que embora o nosso voo fosse com origem no reino unido o código era FR
- Customer first name/surname: pusemos apenas de uma das pessoas que está a viajar
- Relationship to the deceased: pusemos avó embora tenha sido a avó do J.
- Seleccionamos que queríamos o reembolso dos dois voos (ida e volta) e que está a a pedir o reembolso de todos os passageiros.
Finalmente em relação a documentação apresentamos em português a declaração da funerária a dizer que estivemos presentes no funeral e uma declaração do registo civil sobre o falecimento. Pusemos tudo num documento único que enviamos em formato PDF.
Enviamos o pedido num domingo a noite, na segunda feira ás 6 da manhã recebemos a confirmação do reembolso total. Na mesma altura fomos informados que o reembolso demoraria entre 5 a 7 dias no entanto recebemos o dinheiro na terça feira mesmo!
Íamos viajar com os primos do J. e como fomos os 4 afetados uma vez que era uma familiar em comum, o reembolso foi pedido para os 4 de uma só vez.
Fica aqui também a dica que mesmo que não tenham entrado em contacto com a Ryanair antes do voo à partida não haverá problema.

Sinto muito, Joana. Sei como é complicado estar longe num momento dificil. 😦
Em relaçao ao post, já tinha ouvido algo assim sobre outras companhias, mas nunca pesquisei sobre o assunto. Sempre dei o dinheiro como perdido. Entretanto, e já que estamos a falar sobre reembolsos, a BA já começou a reembolsar voos para a China. Estou um pouco apreensiva com a situação naquela região. A ver no que isto vai dar…
Um Beijinho
LikeLike
Obrigada pelas suas palavras. Foi importante termos conseguido estar alguns dias com a família, estivemos la para eles.
Em relacao a China estamos apreensivos mas decidimos aguardar… Temos varios cenarios em cima da mesa, mas faltam quase 3 meses, na verdade acho que vai tudo acalmar até lá.
Beijinho!
LikeLike