Já tinha lido há uns anos a visita que a Dri Everywhere tinha feito à Albânia em que tinha visitado Berat e quando comprei o guia da Albânia e vi que a imagem de capa era de Berat decidi logo que tinha de incluir uma visita a este lugar! Quando pesquisei tours vi que Apolonnia era sempre incluído pelo que ficou decidido ir aos dois.
Berat é conhecida como a cidade das janelas. É impossível não ficar a olhar embasbacados da outra margem do rio sem tentar perceber o que se passou por ali.
Apesar de turística na verdade não vimos assim tantos turistas (mas nós fomos em Janeiro…) pelo que sentimos que de facto foi uma experiência autêntica. Na verdade não há muito para ver na cidade para além de procurar a melhor perspectiva para a fotografar.
No entanto, mesmo em frente há um castelo. Mesmo em frente no mapa porque na verdade é bem no topo de uma colina. Lá dentro tem imensas lojas, restaurantes, ruínas e uma vista bem interessante sobre Berat que valeu muito a pena.
Nota: nós decidimos conduzir até Berat e Apolonnia em vez de marcar uma tour apenas porque achamos o preço um exagero. Podem ver como fizemos aqui. Almoçamos com imensa calma, passeamos até termos a certeza que estava tudo visto, tudo com calma.
Quando achamos que estava tudo visto pusemo-nos a caminho de Apolonnia. Todas as informações que encontramos dizia que fechava as 17 no inverno mas estava errado, na verdade fechava as 16. Quando lá chegamos batemos com a cabeça na porta e ficamos tristíssimos. No entanto quando estávamos a caminhar para o carro o guarda chamou-nos e deixou-nos ver as ruínas sem mais ninguém! Não estávamos a acreditar na nossa sorte! E quando acabamos ainda nos abriu a porta do museu, da igreja e da torre!!! Muito surreal de tão fantástico!!!! E então o que é Apolonnia? Apollonia e’ uma cidade ancestral grega. No local ainda e’ possivel visitar as ruinas e o museu que valem a pena qb. Nao estamos a falar de uma acropole em Atenas mas tendo em conta a dimensao do pais e’ bastante interessante.
Ja tinha saudades de ler sobre as vossas aventuras…
E foi tranquilo conduzir na Albania?
Tinha lido que não era muito aconselhavel, mas tambem nos disseram isso da Bulgaria e nao tivemos problemas, apenas um cavalo no inicio da auto-estrada que nao queria deixar ninguem passar 🙂
Fiquem bem.
LikeLike
Ando mesmo desaparecida daqui…
É verdade, os últimos tempos têm sido só aventuras!!!
Super tranquilo, as estradas estavam vazias, as pessoas no geral respeitam o trânsito e os limites de velocidade.
Beijinho
LikeLike