Desde miúda que me lembro de a minha mãe dizer que eu vivia com a cabeça na lua. Quando entrava numa loja de louças a minha mãe entrava em pânico que eu ia derrubar coisas. Lembro-me que houve uma altura que em vez de lápis normal usei um preto porque tive vergonha de dizer que tinha perdido o quinquagésimo lápis nesse ano. Casacos perdidos não têm conta, compromissos com amigos, contas atrasadas, emails por responder.
No entanto esta distração não se nota tanto hoje em dia… Tudo porque arranjei métodos que me ajudam. Continuo a viver no mundo da lua, a minha vida ainda é um caos, mas é um caos organizado!
– Calendário do Google – TODOS os meus compromissos pessoais estão lá. Marquei lanche com uma amiga? Está lá. Marquei uma viagem? Está lá. Um amigo vem visitar-nos? Está no calendário. Tenho um compromisso de trabalho fora do horário normal? Está lá! Até às aulas semanais (piano, pilates, insanity, está tudo lá). Eu e o J. temos também um calendário partilhado que fica integrado ao meu onde colocamos eventos que vamos os dois ou que o outro precisa de saber (jantares de trabalho, etc).
– Anexos dos eventos – para além de colocar os eventos no Google anexo imensos documentos que me vão dar jeito. Vou ver uma peça de teatro? Adiciono os bilhetes e a reserva para o parque de estacionamento
– Dropbox – é aqui que coloco todos os documentos importantes e onde armazeno todas as informações relevantes para viagens, trabalho, casa, etc
– Emails – no meu e-mail pessoal se ainda não lidei com e-mail deixo-o por ler
– Contas – mal chegam pago logo ou coloco por débito direto. É mais simples se lidar logo com o assunto porque a probabilidade de me esquecer é menor
– Listas – para tudo! Que posts vou fazer sobre determinado assunto, o que temos para fazer relacionado com a nossa vida privada, coisas a fazer para as viagens, compras, eu sei lá!
– Alarmes – se tiver de tomar alguma medicação ponho alarme. Se não já sei que vai dar coco… Se precisar de ligar a alguém ponho um alarme, estão a ver a ideia?
– Não abrir mensagens – se sei que não vou poder responder a determinada mensagem não a abro. Se for no WhatsApp ainda melhor porque posso ver o que está escrito sem retirar a notificação.
– Digitalizar os documentos – peço para tudo me ser enviado por e-mail e se for em papel normalmente o J. digitaliza (eu sou péssima a lembrar-me de fazer essas coisas)
– Imprimir – bem sei que é contraditório em relação ao que disse antes mas sinto que se imprimir algo é mais fácil para ver se falta algo
– Fazer uma coisa de uma só vez e sem interrupções – na verdade tenho de melhorar esta mas a intenção está ca. Faça a mala de uma vez só, sente-se a escrever a resposta a um e-mail. Ponha os phones para se concentrar e evitar distrações. O J. tem a mania (IRRITANTE) de me fazer perguntas quando estou a fazer algo que precisa de concentração. Explico uma vez que estou a tratar de uma coisa, se interrompe novamente explico calmamente (não tão calmamente como da primeira vez) que não quero ser interrompida, se continua eu deixo de responder… Se não fizer isto já sei que vai correr mal porque me vou distrair.
– Rotinas – estabeleça uma rotina matinal e mantenha-se fiel. É a única maneira que tenho de não me esquecer de nada num período do dia que estou mais distraída.
– Trate dos assuntos por temas – se está a tratar do gato então trate logo da comida, da água, da areia. Se estiver a tratar da casa faça uma divisão de cada vez, sem saltar.
Obviamente que falho muitas vezes. Ainda recentemente quando chegamos a Albânia nenhum de nós tinha feito download do mapa da Albânia e tínhamos de chegar ao centro da cidade de carro. Foi mais complexo mas conseguimos. As vezes esquecemo-nos de fazer reservas para coisas de viagens, as vezes acabam coisas lá em casa, mas imaginem que não tinha estes sistemas?