12 meses depois!!!

Andava à procura de uma informação de uma viagem em específico para uma amiga aqui no blog e percebi que não escrevo há mais de um ano. Não creio que vá voltar, apesar de continuar a escrever posts em rascunho, mas gostava de deixar aqui um update (mais para mim….).Um ano depois deste post posso dizer que chegamos ao fundo do poço e ao cume da montanha…A promoção que eu tinha recebido tornou-se o meu pior pesadelo e eu tive um burnout… O caso foi tão bicudo que comecei a ter problemas de saúde sérios e um médico disse que eu tinha de mudar já de vida sob pena de o meu corpo não aguentar mais. A empresa para a qual trabalhava foi péssima a gerir o caso, e decidi sair depois de ter encontrado um outro emprego.

Em termos de progressão de carreira pode não ter sido uma escolha estratégica mas posso dizer sem hesitar que este emprego me salvou a vida. Literalmente, a vida! Estou quase há um ano e amo o que faço! Todos os dias vou trabalhar com imensa vontade e sou muito feliz!

O J. também passou por um período difícil e percebeu que na verdade não queria o prestígio de trabalhar numa empresa gigante e mudou novamente de emprego. Está bem mais feliz e calmo!

Finalmente, a nossa vida está a seis semanas de mudar para sempre com mais um viajante a juntar -se à família, há muito medo à mistura e muita vontade de mostrar ao mundo que é possível viajar com filhos!

Não prometo que alguma vez voltarei a este canto mas gosto de o manter para guardar memórias (e dicas)!

Os últimos 12 meses

Recentemente estava a ter uma conversa com alguém e expliquei que não andava a 100%. A conversa arrastou-se durante bastante tempo mas houve uma parte que me ficou marcada.

Os últimos 12 meses foram bem f###. Não deixei de escrever por aqui simplesmente porque sim, foi porque não aguentava mais uma “obrigação”.

Em 12 meses eu fui promovida, o J mudou de emprego, compramos um apartamento, vendemos a nossa casa e compramos outra, descobrimos umas coisas bem chatas, faleceu alguém MUITO importante nas nossas vidas, eu lidei com um problema de saúde que me fez ter de deixar de fazer desporto (e como consequência a balança refletiu-se), uma amiga bem próxima está a passar uma fase dura, entre outras coisas que certamente não me recordo agora.

Eu adoro mudança, principalmente quando instigada por mim, óbvio. Mas de facto os últimos 12 meses não foram fáceis. Nem tudo foi mau, óbvio. Mas foi duro… E nem sempre nos desculpamos porque não nós sentimos bem. Às vezes temos mesmo de aceitar que tanta coisa em tão pouco tempo vai deixar marcas.

Cairo – dia 1

Adorava ter a paciencia que tinha no passado para escrever varios posts sobre cada sitio que visitei. Nao sei o que se passa, se ainda estamos todos cansados da pandemia mas ja nao consigo. Mas nao quero deixar de escrever, mesmo que seja um resumo, dos sitios que temos visitado.

O Cairo foi uma otima surpresa! Caotico, cheio de gente e TAO bom!!!

Chegamos ao Cairo no segundo dia de viagem, depois de um voo bem cedo. Apanhamos um Uber ate ao hotel e fizemos check in. Ficamos umas horitas no hotel para descansar, estavamos mesmo cansados.

Depois de restabelecidos apanhamos um Uber ate a Citadela. Aqui visitamos museus, a mesquita e toda esta zona que e’ lindissima. Uma dica, ha uma varanda junto a mesquita que tem a melhor vista de Cairo e onde se pode vislumbrar as piramides la ao fundo!

Vista das piramides… Conseguem ver as piramides?

Estao aqui!!

Depois fomos ate aos Souks e a Mesquita Al-Azhar, terminando o dia na torre do Cairo.

Comprar casa em Inglaterra – Upsizing/Downsizing

Aviso previo – post MUITO LONGO 🙂

Ha uns anos atras escrevi um artigo sobre os passos de comprar casa em Inglaterra. Na altura tinhamos um amigo a comprar e nos perguntou quais sao os passos e resolvi escrever sobre isso. Entretanto o artigo ja ajudou outros amigos e fico feliz por isso.

5 anos e qualquer coisa depois decidimos mudar de casa. Por motivos varios decidimos que estava na altura de procurar uma nova morada para a nossa familia e decidimos avancar. Como ja tinhamos uma casa em Inglaterra o processo torna-se mais burocratico (e por vezes lento) pelo que achei que seria interessante fazer um artigo sobre isso.

A maneira mais tipica de se fazer uma venda/compra e’ atraves de um sistema em cadeia. Eu compro a alguem e alguem me compra a mim. O meu comprador pode tambem ter uma casa que quer vender e o meu vendedor pode tambem estar a comprar casa. Ha cadeias que chegam a ter mais do que 10 pessoas, e toda a gente se muda no mesmo dia. Tipicamente entrega-se a chave da casa que se esta a sair de manha e recebe-se a chave da casa para onde se vai morar a tarde. Tudo no mesmo dia, bem caotico.

Tambem e’ tipico colocar primeiro a nossa casa a venda e quando se encontra comprador entao comeca-se a procurar uma casa para mudar.

Nos, obviamente, fizemos tudo ao contrario, para desespero das pessoas envolvidas… Sempre dissemos que nao queriamos mudar para uma casa que nao gostassemos e que nao queriamos ter um comprador e voltar atras na decisao de vender a nossa casa, deixando pessoas numa situacao super incomoda.

Assim sendo comecamos primeiro a procura de casa. Sabiamos o bairro para onde queriamos mudar, assim como o tipo de casa e algumas caracteristicas que queriamos ou nao ter na nossa proxima casa. A escolha era bastante reduzida e depois de meses a procura online exclusivamente encontramos 3 que gostamos. Fomos ver essas 3 casas por fora apenas e excluimos logo duas, pedimos para visitar a terceira, gostamos, fizemos oferta e foi aceite (nao foi assim tao simples como parece, demorou uns 3 dias para resolver a parte da oferta).

Uma vez que nos nao tinhamos compradores para a nossa casa os donos da casa que compramos colocaram-nos um prazo super apertado para vendermos a nossa. Foi uma semana de ansiedade extrema mas conseguimos vender a nossa casa em menos de 48 horas depois de ser colocada no mercado. Entretanto nesta mesma altura pedimos um “mortgage in principle” ao banco onde tinhamos o nosso emprestimo e nomeamos os solicitadores que iriam tratar da nossa venda e compra. Sobre a questao dos solicitadores desta vez decidimos pesquisar e usamos um comparador de precos de solicitadores que nos poupou imenso dinheiro (Money Supermarket ou Homeward Legal).

Entretanto e como estavamos no meio de um periodo do nosso emprestimo bancario que nao nos era financeiramente vantajoso sair contactamos esse banco a pedir um top up ao valor que ja tinhamos pedido. Nao sabiamos como ia funcionar e achei super simples. A reuniao foi feita online e foi logo tudo decidido. Decidimos tambem fazer um Level 3 Building Survey (o mais detalhado que existe) atraves do banco (podem encontrar mais informacao sobre surveys aqui).

A fase seguinte é a das “searches” e das perguntas do comprador da casa que estamos a vender e as perguntas dos nossos advogados aos vendedores da casa que estamos a comprar. Não se admirem se vos pedirem documentação que não têm. Por exemplo nós temos uma árvore protegida na casa onde vivemos atualmente. Isto não foi algo que os advogados que usamos na altura tenham reparado (péssimo trabalho da parte deles) e agora os advogados dos compradores pediram-nos a ordem de proteção. Tivemos de contactar a câmara para pedir este documento. Já agora tenho a dizer que o pedido foi feito online e responderam em 2 dias (e foi gratuito!!).

Quando têm todos os documentos da searches e os advogados estão satisfeitos em relação as questões que levantaram recebem o documento de compra. Podem assinar logo mas só é válido a partir do momento em que os advogados fazem a exchange, isto é, recebem dos outros advogados uma cópia assinada pela outra parte. Só aí é que o negócio está firmado e não se pode desistir. A exhange dos contratos de compra da casa nova e de venda da casa sao feitos todos no mesmo dia.

Uma dica, uma vez que estao numa cadeia podem nao saber bem quando a exchange vai acontecer. Uma vez que precisam de seguro a partir desse momento, quando a troca de contratos acontece, sugiro que tratem disso com antecedencia. Nos nao tratamos e por causa disso a exchange acabou por atrasar umas horas (nota: nao foi culpa minha, obvio, eu sou super organizada!).

Uma vez que estavamos numa cadeia tivemos de recorrer a uma empresa de mudanças. Esta parte pode ser simples ou nao. Eu pedi a duas empresas para nos darem orcamentos. Uma que eu conhecia e outra que foi recomendada num grupo de Facebook local. Comecei este precesso um mes depois de vendermos a casa e ainda bem que o fizemos porque nunca se sabe bem quanto tempo o processo de compra e venda vai durar. Como nao se sabe quando vai ser o dia da mudanca nao se pode confirmar ate se ter uma data pois as empresas podem ja nao ter disponibilidade para aquele dia. Para verem o quao importante este passo é eu marquei o dia com a empresa menos de uma hora depois da exchange.

No dia da completion tem de deixar a casa antiga ate as 13h e podem entrar na casa ova a partir das 13h. Isto se a completion acontecer da parte da manha. Se nao for o caso pode atrasar umas horas. E’ um dia longo e cansativo, se puderem ter ajuda de amigos nao hesitem. Nos felizmente tivemos a nossa querida A connosco que nos ajudou MUITO!!

Tal como da ultima vez vou aqui dar o nosso caso com datas. Tenham em atencao que o nosso caso foi muito rapido mas isso nao e’ nada normal.

Boa sorte!

O itinerário – Egipto

Sou sincera, para além do que aprendi nos livros pouco sabia sobre o Egipto… Sabia que queria ver as pirâmides e descansar uns dias… Também sabia que queria fazer um cruzeiro embora até à última da hora estivéssemos na dúvida por causa do preço.Sinceramente valeu-me o A. e a S. meus amigos do coração, minhas enciclopédias de viagens andantes, meus chocolates suíços!! Foram eles que começaram a dizer o que ver no Egipto e as minhas escolhas foram somente baseadas no fantástico conhecimento que os dois têm sobre este país. Mais uma vez obrigada meus queridos!!!

O roteiro esteve quase até à última da hora para ser fechado. Tínhamos receio de não poder ir por algum motivo e tínhamos várias pontas alinhavadas apenas. Só tínhamos o voo de ida e de regresso marcado, iríamos de Gatwick para Hurghada pela easyJet.

O itinerário final ficou:

Dia 1: voo Gatwick – Hurghada

Dia 2: voo Hurghada – Cairo. Aproveitamos para visitar o Cairo porque chegamos bem cedo

Dia 3: Pirâmides

Dia 4: museu da civilização egípcia e voo do Cairo para Aswan

Dia 5, 6 e 7: cruzeiro de Aswan para Luxor

Dia 8: visitamos Luxor e no final do dia apanhamos um autocarro para Hurghada

Dia: 9, 10 e 11: dias de descanso em Hurghada, voo super tarde de Hurghada para Gatwick

Egipto

Dois anos e dois meses depois voltamos a pisar um país “novo”. Não me posso queixar, durante os últimos dois anos e apesar de tudo, conseguimos continuar a viajar um pouco.Este ano decidimos que iríamos regressar as viagens. Não faz sentido esperar mais. No reino unido já se aceita o covid como parte do dia a dia, as pessoas a nossa volta já quase todas apanharam covid…Em março de 2022 regressamos então mais a sério as viagens. A nossa vida mudou um bocadinho nos últimos dois anos e já nos sentimos cansados com viagens de fim de semana (são os 40 a aproximar -se) mas enquanto fizer sentido iremos viajar, se calhar com menos frequência mas iremos. Quando se fala de viajar para o Egipto as mentes mais conservadoras ficam em alerta. São muitas as histórias de turistas que caíram em esquemas mas só temos de dizer bem do país. Muitas impressões deixou este país e quase todas boas. Bem sei que devido à nossa experiência temos alguma naturalidade em olhar de forma mais leve para os negativos mas pronto, é o que é.

O Egipto é um país pobre, ponto final. Não esperem ver grandes avenidas com prédios muito bonitos, não vão encontrar. Não esperem não ver pobreza. Não esperem não ver lixo (que foi o que mais nos incomodou).O trânsito é caótico, mesmo! Mas não o pior que já apanhamos, nada bate o Vietname 🤣. Os egípcios são um povo muito simpático e, quando mostramos empatia, são muito abertos a perguntas. O Egipto é história viva, pode-se tocar nas paredes dos túmulos (não o façam por favor), não está tudo por detrás de um vidro. Óbvio que têm de ter cuidado. Não exibir objetos de luxo caros, não por receio de ser roubados, mas porque vão atrair pessoas que se vão tentar aproveitar de vocês. Capa no telemóvel por exemplo, ajuda a que não percebam se têm o último iPhone ou se tem 10 anos. Mochilas sem marcas, roupas sem marcas, tudo discreto. Uma vez mais, não é por receio de roubo mas sim para não atraírem pessoas que vos vão tentar enganar. Se não vos derem um menu em inglês com preços peçam desculpa e saiam de forma educada do restaurante. Vão tentar enganar-vos de certeza. Se um guarda ou um guia vos sugerir deixar passar para dentro de um sítio onde não é suposto estarem não o façam, vão pedir-vos dinheiro. Se viajarem com alguém tenham uma pessoa com uma carteira com uma ou duas notas de pequeno valor (5/10 dólares egípcios). Se tiverem de dar dinheiro a alguém recorram apenas a essa carteira, não mostrem mais nada. Usem Uber para todo o lado (no Cairo e em Hurghada). O máximo que pagamos foi 10 euros/libras para ir e vir do aeroporto, de resto foi tudo entre 1 e 3 euros. Usamos e abusamos do Uber.

É normal egípcios pedirem para tirar fotos com os turistas. Não tem nada de mal e eles aproveitam para praticar o inglês deles. Apanhamos um ferry em Luxor onde estamos os únicos turistas e viramos atração de museu. Não tivemos medo em nenhum momento, sentimo-nos sempre seguros.Não estando nada habituados a negociar preços para tudo e a ser abordados constantemente é cansativo. Tenham paciência, mordam a língua. Às vezes é importante ser mais assertivo para terminar uma conversa mas não se esqueçam que estamos no país deles, a absorver a cultura deles.

Comprar segunda habitação em Portugal

Interrompo este interregno para ver se consigo ganhar coragem de voltar a escrever… Bem sei que os últimos dois anos foram duros para toda a gente e eu não sou exceção mas temos de voltar a renascer das cinzas.Acho que já falei aqui mas nós estávamos em Portugal quando o primeiro confinamento foi decretado em março de 2020. Aquilo que não disse na altura foi o motivo pelo qual, apesar de o mundo se esse estar a fechar, nós decidimos mesmo assim viajar. Sempre fomos aqueles que escolheram sair do país sem objetivo de regressar. Sempre fomos também aqueles que nunca quiseram juntar dinheiro para fazer a sua casa em Portugal. No entanto decidimos há uns anos (mais precisamente quando estávamos no Monaco em fevereiro de 2019) que iríamos começar a fazer investimentos. E assim sendo decidimos comprar um imóvel com destino a arrendamento.Posso dizer que passaram 21 meses desde que tivemos a nossa primeira oferta aceite e só agora assinamos a escritura. Os motivos foram vários mas não interessam muito.Tal como fiz um post sobre como comprar casa no Reino Unido achei que seria interessante contar aqui como é o processo de compra de imóveis para não residentes.Podem começar de duas maneiras, indo a um banco pedir proposta de crédito, ou começando a ver imóveis. Nós fizemos os dois de forma paralela.Depois de encontrarem o imóvel que pretendem façam a vossa oferta. Da forma como o mercado tem andado sinceramente não há muito espaço de manobra para preços pelo que não esperem pagar muito menos do que o preço anunciado.Para os empréstimos bancários, caso necessitem, não existem muitos simuladores para créditos de habitação não permanente pelo que nós decidimos fazer algumas simulações online e depois ir às agências pedir propostas. Não vou entrar em pormenores mas não esperem que todos os bancos vos respondam. Sinceramente o melhor que fazem é explorar a vossa rede de contactos e pedir a pessoas em específico. No nosso caso pedi a um grande amigo meu que trabalha num banco um contacto e ao gestor de conta da minha irmã. Só assim tivemos atendimento diferenciado e alguém que se interessasse pelo nosso caso.O passo seguinte é a assinatura do contrato de promessa de compra e venda. É expectável que nesta altura paguem um sinal pelo imóvel que normalmente vai de 5000 euros a 10% do valor do imóvel. Este documento protege as duas partes e normalmente dá um prazo máximo para a celebração da escritura. Esta foi a grande diferença entre comprar casa no Reino Unido e em Portugal porque em Portugal existe uma proteção da compra. Já agora, caso não saibam, caso o comprador desista da compra perde o valor do sinal, independentemente da razão, salvo se salvaguardar em contrato algum motivo. Se o vendedor desistir do negócio este tem de devolver o dobro do valor do sinal que recebeu do cliente.Em situações normais os processos de compra e venda em Portugal são muito rápidos, um a dois meses. O nosso foi mais complexo porque compramos em construção.Entre o contrato de promessa de compra e venda e a escritura vão estar muito ocupados. É nesta altura que recebem imensa documentação que têm de verificar, é feita uma avaliação do imóvel pelo banco, têm muitos documentos para assinar. A importância de ter alguém no banco claramente interessado no vosso caso fará a diferença entre o processo ser mais ou menos burocrático.No dia da escritura têm de entregar o restante valor da entrada, que normalmente nunca é menos de 20% (entre o valor pago na altura do contrato de promessa de compra e venda e na altura da escritura). É na altura da escritura que recebem a chave do imóvel. O último passo é registar a mudança do imóvel para vosso nome enviando um e-mail para as finanças.Algumas dicas MUITO importantes (algumas já repetidas acima):- sendo o imóvel uma habitação não permanente têm de dar pelo menos 20% do valor do imóvel como entrada (até ao ato da escritura)- o processo de compra e venda é, normalmente, rápido, 30 a 60 dias. A exceção é quando está em construção que foi o nosso caso- caso comprem em construção se puderem coloquem um prazo máximo. No nosso caso não pusemos e atrasou mais de um ano- nem todos os bancos são muito proativos e como processos de compra e venda que envolvam pessoas que não mora no país são mais burocráticos muitos bancos tenham fugir. Usem a vossa rede de contactos para conseguir alguém bom. Nós tivemos um anjo protetor que nos facilitou em tudo!- façam uma procuração para que alguém em Portugal possa assinar por vocês. Nós compramos este imóvel durante a pandemia quando era difícil viajar. Os nossos procuradores assinaram o contrato de promessa de compra e venda e nós só viemos para a escritura. Se não tiverem alguém de confiança podem pedir a um advogado para fazer isso por vocês- existem uma série de custos que vão ter de pagar durante o processo de compra e venda. Sinceramente, no nosso caso, foi o J que tratou disso pelo que não sei bem em que consistem mas recordo-me do valor de abertura de processo e da avaliação da casa mas há muito mais. – os impostos sobre habitações não permanentes são bastante mais caros. Recordo-me de os advogados durante a escritura estarem arrepiados pelo valor que íamos pagar tendo em conta que o imóvel que compramos não foi muito caro. O melhor site para fazer simulação é este https://www.doutorfinancas.pt/simulador-imt-2020/

A chamada

Não há pior chamada que se possa receber enquanto emigrante como aquela que é seguida da compra de um voo.

Por aqui já vamos na quarta chamada desse género e a quarta vez que se apanha um voo com o coração muito apertado ou destroçado.

É a quarta vez que ouvimos aquilo que ninguém quer ouvir, que alguém de quem gostamos muito não está bem ou que partiu sem podermos dizer adeus.

São chamadas que doem muito, em que o mundo à nossa volta parece entrar num silêncio ensurdecedor.

São momentos em que temos de dizer ao outro o que acabamos de saber, sem ter tempo de escolher as palavras mais certas porque também estamos em choque.

Bem sabemos que somos muito sortudos porque sabemos que temos mais de 20 voos por dia, porque podemos largar tudo e ir. Mas isso não diminui a dor de receber a chamada.

Não somos de ferro

Bem sei que não tenho vindo aqui, está tudo bem comigo, mas a minha vida profissional deu uma volta e continuo a adaptar-me.

Interrompo este interregno para vos contar o que me aconteceu esta semana. Como vocês viram por aqui em 2020 viajamos várias vezes. Não foram viagens sem preocupações (lembram-se da Turquia). Em 2021 conseguimos ir à Escócia, Jersey, a Malta e a Menorca e aproveitamos muito.

No último trimestre concentramo-nos a um projeto pessoal de investimento e todas as viagens foram entre Portugal e o Reino Unido.

Em 2021 tudo parece voltar ao normal. Apesar do número de casos ser assustador ainda, as restrições estão a ser levantadas,tanto pela união europeia como pelo reino unido, pelo que se torna mais fácil viajar.

No entanto sinto que algo em mim mudou. Esta semana tinha uma viagem marcada para Atenas. Ia viajar sozinha porque o J não podia mas para mim isso nunca foi problema. Há duas semanas comecei a ficar com um nervoso miudinho, e desde o fim de semana que estava a tentar arranjar uma desculpa para não ir. O medo de ficar presa na Grécia com covid, um nevão que caiu na Grécia e depois umas mudanças aqui em casa. Tudo era desculpa para não ir. Decidi não ir. Percebi que de facto não estou preparada… A dois consigo ir, sozinha neste momento ainda não estou preparada.

As vezes é difícil admitir mas estamos todos, de uma forma ou de outra, afetados pelos últimos dois anos. Vamos demorar algum tempo a habituar-nos a voltar ao normal e isso não tem nada de mal. Vamos ter paciência uns com os outros, uns vão conseguir ultrapassar mais depressa e outros mais devagar.